Basquete feminino do Mampituba/FME Criciúma/SATC inicia preparação para a temporada 2026
Equipe se apresenta oficialmente no clube e projeta mais um ano de competitividade nas competições estaduais e nacionais

A equipe de basquete feminino da S.R. Mampituba/FME Criciúma/SATC realizou, nesta segunda-feira (2), a apresentação oficial para o início da temporada 2026. O encontro ocorreu no Salão Abílio Machado da Rosa, na Sociedade Recreativa Mampituba, e reuniu atletas, comissão técnica, dirigentes, autoridades e familiares das jogadoras.
“Estamos iniciando a temporada 2026 com muita responsabilidade e ambição. É um novo ciclo, com metas bem definidas e foco total no desenvolvimento das atletas, tanto dentro quanto fora de quadra. Queremos manter a equipe competitiva, brigando por títulos e evoluindo a cada competição”, afirmou a técnica da equipe, Luana Minotto.
O diretor de Academia e Rendimento do Mampituba, Filippe Spillere Vieira, ressaltou a importância do projeto dentro do clube e o compromisso com a continuidade do trabalho. “O basquete feminino é um projeto consolidado dentro do Mampituba e que seguimos fortalecendo a cada temporada. Para 2026, o clube mantém o compromisso com a formação, a performance e o suporte necessário para que a equipe possa alcançar novos resultados”, destacou.
A apresentação marcou oficialmente o início da preparação da equipe para os desafios do calendário competitivo de 2026, reforçando o basquete feminino do Mampituba como referência na formação de atletas e na representatividade esportiva para o clube e para Criciúma.
No último ano, a equipe alcançou resultados expressivos nas competições disputadas. Entre os principais destaques estão os títulos do Sul-Brasileiro de Clubes Sub-15, do Campeonato Brasileiro – Etapa Sul 3×3 Sub-18, do Catarinense 3×3 Sub-18 e dos Campeonatos Catarinenses das categorias Sub-20, Sub-17 e Sub-15. Além das conquistas, o basquete feminino do Mampituba/FME Criciúma/SATC foi vice-campeão do Catarinense Adulto e do Catarinense 3×3 nas categorias Sub-18 e Sub-23. A equipe também garantiu o terceiro lugar no Sul-Brasileiro de Clubes Sub-16 e Sub-17, além dos Campeonatos Brasileiros Interclubes Sub-21 e Sub-15. Com participações, também, nos CBIs Sub-15, Sub-17 e Sub-19.
A Satc, a FME Criciúma, URC- Diagnóstico por imagem, o Hospital São José, Uni Clinic – Saúde Integrada e a Levve Ortopedia são parceiras da equipe de basquete feminino do Mampituba, a qual é integrante do projeto de formação de atletas que o clube mantém por meio de convênio com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
A equipe possui o apoio, ainda, de Faculdades Esucri, Restaurante Alecrim, Hotel Zata, Rio Deserto – Sinergia Com Você, Toro Mídia, Fisiomed, Contabilidade Minotto, Malaguetta Pizzaria e Juca Bar.



