Mampituba sediará a histórica edição de 50 anos do Banana Bowl

16/01/2020

Competição acontece entre os dias 10 e 16 de fevereiro. Torneio se consagra um dos maiores do mundo

Em menos de um mês as quadras da Sociedade recreativa Mampituba devem receber aproximadamente 400 tenistas de 48 países do mundo para participar da histórica edição cinquentenária do Banana Bowl, o torneio juvenil de tênis mais tradicional da América Latina. Comemorando seus 50 anos, a competição ganha ainda mais importância mundial.

O sucesso das edições anteriores e a comemoração dos 50 anos fizeram com que o Banana Bowl fosse elevado ao patamar máximo de pontuação da Federação Internacional de Tênis (ITF – International Tennis Federation), equiparado aos quatro Grand Slams juvenis. “Hoje, o Banana Bowl, de 650 torneios infanto-juvenis do mundo, está entre os nove maiores. É muito importante para o Mampituba, para o município e para o estado de Santa Catarina receber este evento tão expressivo”, pontuou Alexandre Farias, presidente da Federação Catarinense de Tênis (FCT).

O Banana Bowl será realizado entre os dias 10 e 16 de fevereiro em Criciúma e no Rio de Janeiro (RJ). A Sociedade Recreativa Mampituba, em Criciúma, receberá as disputas das categorias 18 anos e Tennis Kids. Já nos clubes Marina Barra Clube e Novo Rio Country Clube, do Rio de Janeiro (RJ), acontecem os jogos das categorias 12, 14 e 16 anos.

A 50ª edição bateu recorde de países participantes, com um total de 48. A estimativa é que aproximadamente 400 atletas passem pelas quadras da S.R. Mampituba nos seis dias de competição. “A expectativa é uma das melhores possíveis. Esperamos que, juntos, possamos fazer uma das melhores edições do Banana Bowl da história”, destacou Farias.

Desde 2017

Este é o quarto ano consecutivo em que a Sociedade Recreativa Mampituba recebe uma edição do Banana Bowl. Segundo o presidente da FCT, na época, realizar a competição em Criciúma parecia um sonho distante. “Em função dos problemas que o Banana enfrentou em outros estados, o presidente da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) entrou em contato conosco perguntando se Santa Catarina não gostaria de sediar. Como presidente da FCT e criciumense, eu não tinha como não trazer esse torneio para Criciúma. Foi um sonho que se tornou realidade”.

Ainda durante a primeira edição em 2017 houveram conversas com a CBT para que a competição voltasse a Criciúma em 2018, 2019 e 2020. E, diante do sucesso da primeira edição no município catarinense, o pedido foi acolhido.  “Hoje, o Banana está entre os nove maiores torneios juvenis de tênis do mundo. A cidade de Criciúma e a Sociedade Recreativa Mampituba fazem parte deste seleto grupo do tênis mundial”, finalizou o presidente da FCT.

 

Foto: Reprodução/Confederação Brasileira de Tênis

27/10/2025
Jogando em casa, Vôlei Mampi é tricampeão Estadual Sub-17

Pela terceira vez seguida, a equipe de vôlei feminino do Mampituba/FME Criciúma/Radar/Unesc foi a grande campeã do Campeonato Estadual Sub-17. A etapa final da competição, organizada pela Federação Catarinense de Voleibol (FCV), foi realizada neste final de semana no Ginásio do Mampituba. O tricampeonato veio com vitórias em cima da Associação Desportiva Guaraciaba por 3 […]

Leia mais
27/10/2025
Mampituba vence desafio contra o City Club de Snooker Six Red

A Sociedade Recreativa Mampituba foi a grande campeã do Desafio de Clubes de Snooker Six Red, nesta sexta-feira (24) e sábado (25) no salão de competições do clube. A disputa reuniu 13 atletas de cada equipe — Mampituba e City Club — que protagonizaram 156 jogos ao longo dos dois dias de competição. O desafio […]

Leia mais
24/10/2025
Mesatenista do Mampituba/FME Criciúma/Unesc alcança 3º lugar no Ranking Mundial

O mesatenista do Mampituba/FME Criciúma/Unesc, Gabriel Antunes, alcançou a 3ª colocação no ranking mundial paralímpico individual na Classe 10. Descoberto no Núcleo da equipe no Bairro da Juventude, o criciumense chega a melhor marca da carreira. “Consegui realizar um dos grandes objetivos da minha carreira, que é alcançar o top 3 do ranking mundial. Sempre […]

Leia mais

Parceiros

Conheça os parceiros que caminham com o nosso clube.